A importância da Castração de Cães e Gatos
É sabido que a castração é a única maneira ética e eficaz de controlar a população de animais abandonados. Além desse benefício, a cirurgia também diminui o índice de fugas e beneficia animais agressivos, pois reduz a disputa por fêmeas e por território, além de previnir diversas doenças.
Em cadelas, a esterelização prematura reduz o risco de tumores mamários, piometra (infecção uterina), cistos ovarianos e outras doenças reprodutivas, além de prevenir DSTs. Em machos também reduz a possibilidade de problemas de próstata.
Entretanto, a falta de informação dificulta a solução do problema. Muitas pessoas ainda acreditam que o animal tem como uma de suas necessidades fisiológicas a prática sexual, o que não é verdade, tendo em vista que a reprodução é instintiva no animal, visando a sobrevivência da espécie.
Acontece que hoje em dia há uma superpopulação abandonada nas ruas e em abrigos. Precisamos reduzir esse número para que possamos dedicar os cuidados necessários a todos os animais que deles precisem.
A título de conhecimento, a partir de um casal de gatos, em sucessivas gerações num período de dez anos, podem ser gerados mais de 80 milhões de felinos.
Cabe destacar que a vida estimada de um gato de rua é de 0 a 8 anos, enquanto um bichano castrado e dentro de um lar pode chegar aos 20 anos.
A cirurgia de esterilização é indolor, pois o animal estará anestesiado. Em algumas horas o animalzinho estará desperto e poderá ir para casa. Após 15 dias estará tratado, sem medicações e na sua rotina normal.
E você? Já castrou seus bichinhos?
Uma Resposta
Excelente, a castração é essencial, e é de suma importância! 👏🏻👏🏻👏🏻