Alto da Boa Vista
O bairro Alto da Boa Vista, fica numa serra do Rio de Janeiro, onde se encontram muitos casarões e muitas mansões.
No início do século 19 o lugar já tinha um clima sossegado, e longe do burburinho da cidade. Embora já estimado pelos cariocas.
História do bairro Alto da Boa Vista
O Alto da Boa Vista é um dos recantos mais interessantes e apreciados pelos cariocas. Porém principalmente pelos que querem o clima serrano, mas dentro da cidade.
Sendo assim, o nome Alto da Boa Vista jus ao adjetivo. Portanto, ficava próximo ao “Grande Tijuca” no século 19, e situa-se na Serra Tijucana. Mas, por existiram muitas fazendas de plantações de moca, o bairro começou a ser populado.
Então, no tempo de D.Pedro II, por volta de 1857, o Ministro do Poderio do Gabinete Paraná, criou um decreto. Sendo assim a desapropriou as terras obrigando o replantio da floresta com o Major Manuel Gomes de Archer.
Continuando, no tempo de D.João VI, o sítio foi pintado pelos pintores da missão francesa. Sendo assim, no local estiveram Taunay, Debret e Rugendas. Inclusive a Mesa do Imperador, a Vista Chinesa, Capela Mayrink, a Gruta Paulo e Virginia. Também a Cascatinha e as Furnas fazem parte deste maravilhoso lugar.
Celebridades que moraram no Alto da Boa Vista
Portanto entre os mais ilustres moradores do bairro no tempo do segundo reinado ou segunda metade do século 19. Então destaca-se o romancista José de Alencar, um dos maiores louvadores e amente do local. Também no seculo 19 o pintor Nicolay A. Taunay e sua família, que residiram em uma modesta casa perto da Cascatinha.
Para concluir vale ressaltar que para chegar a este maravilhoso monumento natural da cidade é possível ir pela Santa Teresa ou pela Estrada do Sumaré.
Outro caminho para chegar lá, por segmento de quem vem da Zona Sul por São Conrado.
Conheça também a história do Iate Clube Jardim Guanabara na Ilha do Governador.
https://classificadosilha.com.br/listing/plataforma-de-vendas-online/